Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2013

Luto. (by Fabi)

O odor é o de fumaça, a cor é negra e a sensação é a de perda. Se o olfato tem memória, o cheiro rançoso da fumaça,  é o que mães e pais sofridos, vão se lembrar para o resto da vida. Nos solidarizamos com essas 250 famílias que nunca mais serão as mesmas. Que viram seus jovens e adolescentes se despedirem no sábado a noite e nunca mais os verão como eram: jovens, bonitos e felizes. Sou mãe. Tenho uma filha adolescente e meu coração sempre pára um pouco, qdo numa noite de sexta, ou sábado, seu telefone não atende durante a madrugada. Por isso, a tragédia de Santa Maria é minha também. É de todos os pais e mães que temem a violência, o inesperado, as más notícias. Em meio ao sensacionalismo barato da imprensa, das notícias desencontradas, da boataria, Fabrício Carpinejar, poeta gaúcho, soube narrar essa dor como ninguém até então. A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSAS VIDAS Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça. A fumaç

Poliss (by Fabi)

Imagem
Mexendo com o que mais dói na carne da sociedade atualmente, a pedofilia, o longa francês Poliss (2011), adentra a louca rotina da CPU - Child Protection Unit (Unidade de Proteção à Criança; algo como o conselho tutelar), responsável pelo combate aos abusos e maus tratos infantis em Paris. A diretora francesa Maïwenn, que também atua no filme, consegue de forma perturbadora, fazer-nos adentrar no universo de uma equipe de policiais, altamente comprometidos com o cumprimento do dever, de maneira que não conseguimos ficar impassíveis diante dos relatos das crianças, do detalhamento dos crimes, por parte dos pedófilos e da atuação dos atores. Principalmente as crianças, que durante todo o filme, confunde-nos, fazendo duvidar de que sejam atores e sim  protagonistas reais de tais desgraças. O filme ganhou o prémio do júri no festival de Cannes 2011 e ainda teve 13 nomeações aos prémios de cinema francês (César) e conseguiu uma das melhores bilheteiras em França em 2011.  O título, Po

Tarantino e o Velho Oeste (by Gian)

Imagem
Gostaria muito de encontrar alguém que tenha acabado de sair de uma sessão de “ Django ”, e que nunca tenha ouvido falar de Tarantino, e que entrou no cinema apenas porque é fã de faroeste e achou o pôster do filme maneiro. Queria muito uma opinião assim, leiga, sem influências ou ideologias. Pois quem vai pra ver Tarantino vê Tarantino, encontra o que procura, está lá todo seu estilo visceral, sarcástico, debochado, cru, violento e acima de tudo memorável. Três horas sem tirar de dentro com um roteiro originalíssimo assinado pelo mestre Quentin, onde nada é previsível e o gênero nunca se define: ora estamos diante de uma comédia, ora diante de um drama e várias vezes em um spaguetti-western italiano dos anos setenta. Serei breve, e não pretendo com esse texto contar nada do que se passa no filme, quem faz o que ou como as coisas acontecem, vá e veja. E mais “Django” deve ser visto no cinema, é um filme feito para cinema. O tema principal do filme é o racismo e a esc

Tudo por um Oscar (by Gian)

Imagem
Quando terminei de assistir às duas horas e meia de “Lincoln” eu não pude acreditar que todo esse tempo não me acrescentou praticamente nada em minha formação cultural, no máximo me confirmaram algumas coisas já batidas, como por exemplo, Daniel Day-Lewis é hoje um dos maiores atores vivo do cinema mundial, e que já está mais que na hora de Sally Field se aposentar. E a coisa que ficou mais clara que água cristalina é que Steven Spilberg fez o filme com um único objetivo em mente: Ganhar o Oscar. E seu público que se lixe. Em todas as grandes produções dirigidas por ele, incluo aqui até aquelas com temas mais delicados como o holocausto em “ A Lista de Schindler”, o atentado terrorista em “ Munique ” ou mesmo a rebelião dos escravos a bordo do “ La Amistad ”, Spilberg sempre conseguiu emocionar em algumas cenas, prendendo seu público com um roteiro acessível e quase sempre repleto de sentimentalismo e emoção. Aqui não. Em “Lincoln” temos um filme técnico, com um roteiro