O saquinho de jabuticabas (by Fabi)


Sou feliz pela profissão que escolhi. Me realizo quando percebo nos olhos de uma criança seu entusiasmo pelo novo, quando sinto sua expectativa diante de algum desafio.
Sim, eu sou professora. Sim, eu trabalho com crianças e é isso que eu sei fazer. Não gosto do romantismo, da fantasia que norteia minha profissão, já que este é usado há anos como modo de coação e transferência de responsabilidades, mas sei que ele é inevitável, principalmente pelos alunos. Somos vistos por eles como seres superiores, alguma coisa entre Deus e mãe. Somos seu primeiro amor na infância, afinal, quem nunca se apaixonou pela professorinha? O grande barato disso tudo é que depois de mais de 20 anos de estrada, ainda me surpreendo e me emociono. Tenho recebido presentes desde a segunda-feira. Coisinhas simples, simbólicas: cartinhas, beijos, pequenos mimos...
Hoje fui subitamente abordada por um aluno extremamente tímido, que quase não se manifesta em sala de aula, salvo quando solicitado. Ele abriu timidamente sua mochila ao lado da minha mesa, retirou uma sacolinha plástica do Supermercado Extra e falou quase num sussurro "Parabéns pelo seu dia..." Abri a sacolinha, que estava muito bem fechada e para minha surpresa ela estava recheada de jabuticabas, que ele colheu de seu quintal! Lindas! Pretinhas! Docinhas! E só minhas!!!! Uau...
Fala sério....
O salário? É vexatório! As condições? Ruins. A valorização? O que é isso mesmo? Mas a gente continua pq existem coisas maiores que fazem o negócio valer a pena! Alegrias, surpresas, decepções, fazem parte da rotina do professor que gosta de ser professor.
É tipo um vício, uma droga, uma cachaça que você se entorpece rápido, fica embriagado e nunca mais quer largar!
 
Feliz Dia do Professor!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Sabina K"

Perda, envelhecimento, pouca funcionalidade social.

O Capital