Nós Duas (Deux) é um drama romântico inclinado para o suspense sobre uma paixão não convencional.

 Nina e Madeleine são duas mulheres vizinhas, de meia idade, que aos olhares de toda a sociedade e da
família são apenas colegas que se veem na entrada e saída do mesmo edifício em que residem. Porém elas são namoradas, e mais que isso, apaixonadas uma pela outra.

Com essa introdução, fica parecendo que estamos diante de um filme romântico. Mas não, logo na primeira cena o diretor italiano Filippo Meneghetti, que faz sua estreia no cinema, nos mostra uma cena confusa onde duas menininhas brincam de pique esconde, e uma delas desaparece enquanto a outra a grita sem parar pelo seu nome. Apesar dessa cena não seguir adiante, esse prólogo funciona perfeitamente como um fio condutor dos acontecimentos que seguirão as personagens ao longo do filme.

Aparentemente o roteiro começa simples, uma união que tem tudo para dar certo, exceto por um pequeno obstáculo: a venda de um imóvel, para que elas possam se mudar para Roma e viverem o restante de suas vidas juntas. Mas para isso será necessário a aprovação dessa venda pelo casal de filhos de Madeleine, que acusam a mãe pela separação dos pais anos atrás, e não fazem a mínima ideia do seu atual romance homossexual.

 Como é a vida né? Tem coisas difíceis de resolver e até de conversar com aqueles que a gente mais ama, exatamente pelo medo de perder todo o afeto, proximidade e carinho construídos ao longo de uma vida. E às vezes uma atitude, ou mesmo uma omissão, pode comprometer uma relação para sempre, afetiva ou familiar, dependendo das escolhas feitas.

Esse amor das personagens, que aparenta ser inegociável, transforma a trama do filme quando um acontecimento inesperado muda a rotina e as expectativas do casal, criando um clima que vai do drama para o suspense.  

 A ex-musa dos filmes de Fassbinder lá nos anos de 1980, Barbara Sukowa, empresta toda sua beleza de meia idade e seu talento na pele de Nina: lutadora, líder, solteira, desgrenhada e intensa, que não mede esforços para fazer o certo e o errado para ficar ao lado daquela que ama.

Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e quatro indicações ao Prêmio Cesar desse ano, "Nós Duas" ao falar de amor, nos mostra os problemas e os preconceitos que existem não só na união de pessoas do mesmo sexo, como também nos romances entre os idosos. Forte chance de ser o representante francês no Oscar desse ano.

Nota: 9.0


Citação:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Sabina K"

Perda, envelhecimento, pouca funcionalidade social.

O Capital